28 DE SETEMBRO É O DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DO SUAS. VAMOS À LUTA!

21/09/2017 11:02:46 - CRESS PA

Assistentes Sociais Trabalhadores/as do SUAS vamos à luta contra os cortes orçamentários da Política de Assistência Social! O trabalho da Assistência Social está sendo colocado em risco, não podemos aceitar inertes! Nossa posição contrária aos cortes orçamentários deve ser sentida pelos parlamentares e exigimos que os mesmos cumpram a Resolução nº 12/17 do Conselho Nacional de Assistência Social.

Vamos unir todos e todas os/as trabalhadores do SUAS nesta luta e vamos chamar o público usuário dos serviços socioassistenciais a juntarem esforços no enfrentamento contra mais esta perda de direitos que levarão ao aumento da pobreza e violações de direitos dos usuários da Política  de Assistência Social. 

Não queremos a redução de políticas sociais, queremos o aumento do orçamento proposto. “A redução das políticas sociais distributivas e protetivas representa uma ameaça real às conquistas sociais, um retrocesso, em total desacordo com os princípios do Estado Democrático de Direito” (CONGEMAS).

O Sistema Único de Assistência Social - SUAS É UM DIREITO PÚBLICO garantido em lei, seu legado vem impactando na redução da pobreza, cortar o orçamento significa um retrocesso que pode levar ao assistencialismo e ao aumento da desigualdade social no Brasil.

O orçamento proposto pelo Governo Federal de R$ 78 Milhões de reais, além do corte de 11% anunciado para o Programa Bolsa Família significam uma drástica redução dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, dos Centros de Referência Especializados – CREAS, dos Centros de Referência para População em Situação de Rua – Centro POP. Significa que a função de Proteção Social do Estado será cortada para mais de 30 milhões de famílias que participam dos CRAS no Brasil.

“O congelamento de recursos pelos próximos 20 anos, pelo novo Regime Fiscal, e a proposta de orçamento para 2017 colocam em risco o SUAS, ameaçam a própria população pela desproteção social que será gerada, com ampliação da pobreza, da fome, das violências” (CONGEMAS).

O CRESS PARÁ vem chamar as/os assistentes sociais trabalhadores/as dessa Política para aderir a mobilização contra o retrocesso, unindo forças no coletivo de trabalhadores do SUAS para somar esforços e estratégias para enfrentar e resistir aos cortes orçamentários e ataques aos direitos dos usuários/as do SUAS. 

Vamos reivindicar ao executivo federal a imediata recomposição do orçamento federal para o custeio do SUAS, Direito Constitucional de trabalhadores e usuárias/os da Política de Assistência Social.

Nenhum direito a menos! Queremos uma proposta orçamentária da União para a assistência social no valor de 59 bilhões de reais, conforme aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Vamos à mobilização nacional!!!
Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS uni-vos!!!

Divulgação: 
Reunião do Fórum de Trabalhadores/ras do SUAS do Pará dia 21 de setembro de 2017, às 17 horas. Local CIIC, endereço Alm. Barroso, em frente ao Hospital Adventista de Belém.


Diretoria Provisória 2017






RECEBA NOTÍCIAS DO CRESS

Cadastre seu e-mail:

Cress PA 1ª região

Tv. Mauriti, 2786 (Entre Alm. Barroso e 25 de Setembro)
Marco - Belém/PA - 66.093-180
(91) 3228-0898 / 3246-6987
cress1rpa@cress-pa.org.br
fiscalizacao@cress-pa.org.br
juridico@cress-pa.org.br
secretaria@cress-pa.org.br
tesouraria@cress-pa.org.br

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira, de 08h às 14h

Siga-nos

Buscar

© 2015 CRESS-PA – Conselho Regional de Serviço Social – 1ª Região – PA.