A luta continua

Gestão Não se render, nem recuar - o CRESS em todo lugar.
Autor:

Reuniāo on-line, com representantes do NUCRESS Guamá, CRESS/PA, CFESS,  CRP/10 e profissionais da base, ocorrida dia 12.02 (seta-feira) com pauta sobre Inserçāo de assistentes e psicólogos/a na Educaçāo Básica.

Iniciamos a construção de mais um importante movimento para o cumprimento da Lei 13.935/2019, que garante a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas redes públicas municipais de Educação Básica. Agora a meta e ampliar as discussões e mobilização para os municípios da Região Guamá.

Na última sexta-feira (12), estiveram em Reunião on-line representantes do NUCRESS Guamá, CRESS/PA, CFESS, CRP/10 e do Curso de Psicologia da UFPA, juntamente com profissionais da base dos municípios de Castanhal, Sāo Miguel e Sāo Domingos do Capim.

Maria Rocha (CFESS) e Antonino Alves (CRP/10) fizeram uma breve explanação sobre como está acontecendo o processo no município de Belém, após anos de luta e muita pressão para efetivação da Lei. E sobre o GT formado, com representantes dos dois Conselhos, para planejar, junto à administração municipal, como se dará o processo da inclusão da/os trabalhadoras/es de Serviço Social e Psicologia nas escolas do município. Afirmarm que essa experiência da capital será muito importante, reposta colaborar com as articulações  e mobilizações nos municípios do interior.

Luiza Helena (CRESS/PA) também fez relatos da experiência ocorrida no município de Capanema, onde a Lei Municipal já foi aprovada, ainda em 2019, após articulação com o legislativo municipal e mobilização da categoria, realizada pelo CRESS/PA, que participou ativamente das sessões da Câmara Municipal que aprovou regulamentação local.); que agora estará em fase de novas mobilizações para efetivação da Lei.

Arthur Cardoso, Amiraldo Torres, Carla Sales, Deliana Bahia, Gilmara Lopes, Renata Rodrigues, Telma Nunes (NUCRESS Guamá) disponibilizaram a proposta de Carta Aberta elaborada pelo coletivo do NUCRESS, que poderá ser um Manifesto base para utilização nos municípios da Região, nas articulações que ainda serão feitas. O NUCRESS estará nesse momento voltado à construção da proposta para o município de Castanhal, através de reuniões ampliadas com assistentes sociais e psicólogos, bem como representantes do legislativo e executivo local.

E, paralelamente apoiará e estimulará as iniciativas em outros municípios da Região.

Durante a reunião um emocionante e importante relato de vivência na área da Educação foi feito pela  assistente social Cláudia Fernanda (SEMED Castanhal), revelando o impacto das limitações da falta de profissionais na área, ao mesmo tempo que trouxe reflexões necessárias às condições de propostas para as leis municipais, no tocante, principalmente às atribuições específicas de assistentes sociais e psicólogos/as, vislumbrando as contribuições que essas/es profissionais trarão à comunidade escolar e, consequentemente, à toda a sociedade.

Os encaminhamentos foram feitos para as reuniões futuras, que objetivam ampliar o envolvimento de profissionais de outros municípios para que possam encaminhar as dicussőes em suas cidades.

Assistentes sociais, acompanhem e juntem-se a essa luta! Busquem intimações junto aos seus NUCRESS de referência. Vamos juntos garantir a efetivação da inserção da categoria na educação básica!

Gestão Não se render, nem recuar - o CRESS em todo lugar.

CONTATOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta (8H ás 18H)

ENDEREÇO

Tv.Mauriti,2786-Marco-66.093-180-Belém-Pará