ATUALIDADE E A URGÊNCIA DE FLORESTAN FERNANDES: aprendizados para o Serviço Social

Gestão Não se render, nem recuar - o CRESS em todo lugar.
imagem_destaque_29102018062209.jpg

Fanpage do CRESS 1ª Região/Pará irá transmitir  evento de Programa de Pesquisa de Serviço Social da UFPA

Nos dias 28 e 29 de julho, das 14h30 às 21h, na página do CRESS/PA, no Facebook, será transmitido, ao vivo, o Seminário sobre o patrono dos cientista sociais: “Atualidade e a Urgência de Florestan Fernandes: aprendizados para o Serviço Social’’ é o tema do evento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho, Sociedade e Estado na Amazônia - GEPTESA/UFPA, tem como objetivo proporcionar um debate aos alunos de Ciências Sociais  acerca da  obra de Florestan Fernandes.

O evento contará com a participação de professoras/es e pesquisadoras/es de diversos grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, que apresentarão temas, como: Ciências versus deseducação, a contribuição de Florestan Fernandes para as Ciências Sociais, dentre outros.Para a presidenta do Conselho, Olga Tabaranã, Este seminário é muito caro ao Servico Social paraense, no momento atual. “Parabenizo o grupo de pesquisa GEPTESA/UFPA pela iniciativa e organização, uma vez que temos observado a necessidade cada vez mais imperiosa de reafirmar o pensamento crítico na nossa profissão, diante dos ataques conservadores conjunturais que nos afetam. Por isso, esta gestão do CRESS 1ª Região está sempre disposta a articulações que divulguem a criticidade do Serviço Social”.

A  pandemia da Covid-19 reconfigurou a materialização de eventos . O seminário em alusão ao centenário de Florestan Fernandes, comemorado  em 2020, não pode ocorrer devido ao processo pandêmico. Podendo torna-se uma realidade somente no final de julho de 2021.  Integrante da organização do evento, o doutorando Patrício Ribeiro afirma que é um desafio realizar um evento online, mas  diante do cenário atual a discussão é relevante. “  O evento ser realizado de forma remota, dificulta ou limita o próprio processo de organização e participação de muitas pessoas interessadas no evento. Por outro lado, considerando a importância de refletir sobre as pesquisas de Florestan Fernandes no serviço social, em específico. Isso também são desafios que nos motivam a manter o compromisso”, explicou Patrício.

A preocupação de Florestan Fernandes em refletir sobre a particularidade do capitalismo no Brasil, principalmente por meio da sua obra “A Revolução Burguesa no Brasil”  publicada em 1975 é considerada como a base das discussões para a formação, pesquisa e trabalho da/o profissional  assistente social brasileira/o. O Seminário será organizada a partir de 04 (quatro) Mesas Redondas, constituídas por docentes pesquisadoras/es e discentes de Serviço Social e de outras áreas das ciências humanas e sociais. Confira abaixo, a programação na íntegra:

28.07.2021 – 1º Dia

14h30min às 15h

Abertura

1º momento – Apresentação do Hino “FLORESTAN”, pelo Professor e Músico Violonista Salomão Habib

2º momento – Mesa de Abertura: (Coordenação do PPGSS/UFPA, Diretor do ICSA/UFPA, Vice-Presidente Regional Norte da ABEPSS, CRESS-1ª Região, Representante da Região Norte da ENESSO, Coordenação do GEP-TESA, Diretor da Escola “Florestan Fernandes – SEMEC/Belém/PA)

15h às 16h

Mesa 1: CIÊNCIA VERSUS DESEDUCAÇÃO: o que diria Florestan Fernandes diante desse dilema?

Coordenação: Profª. Drª. Maria Antonia Cardoso Nascimento (PPGSS/UFPA, GEP-TESA)

- Prof. Dr. Mauro L. Iasi (UFRJ),

- Prof. Dr. Marcos Marques de Oliveira (UFF)

16h às 17h

19h às 20h

MESA 2: FLORESTAN FERNANDES E A AMÉRICA LATINA: A saturação da desigualdade

Coordenação: Denison M. dos Santos (Doutorando PPGSS/UFPA)

Palestrantes:

- Profª. Drª. Edna Maria Ramos Castro (NAEA/UFPA)

- Prof. Dr. Diogo Valença de Azevedo Costa (UFRB)

20h às 21h

29.07.2021 – 2º Dia

15h às 16h

MESA 3: AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA AMAZÔNIA E AS CONTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES

Coordenação: Prof. Me. Patrício Azevedo Ribeiro (UFAM, Doutorando PPGSS/UFPA)

Palestrantes:

- Profª. Drª. Elenise Faria Scherer (UFAM)

- Profª. Drª. Vera Lúcia Batista Gomes (PPGSS/UFPA)

16h às 17h

19h às 20h

MESA 4: POR QUE LER FLORESTAN FERNANDES NO SERVIÇO SOCIAL?

Coordenação: Adriana Benedita Azevedo da Silva (Doutoranda PPGSS/UFPA)

Palestrantes:

- Profª. Drª. Maria Antonia Cardoso Nascimento (PPGSS/UFPA)

- Profª. Drª. Daniela Ribeiro Castilho (PPGSS/UFPA)

20h às 21h

- Debate e Encerramento