Assembleia geral define o valor da anuidade para 2019

Na última sexta-feita, 19/10, na sede do CRESS da 1ª Região, aconteceu a assembleia geral da categoria para tratar sobre a anuidade do Conselho para 2019, entre outros assuntos.

A reunião foi coordenada pela Presidente do Conselho Maria Rocha que, após uma apresentação dos presentes, explicou sobre o processo de escolha de propostas para anuidade de 2019 e sobre os patamares dos valores máximo e mínimo estipulados conforme a Resolução do CFESS nº 880/2018. A resolução fixou como patamar mínimo de Pessoa Física o valor de R$ 368,02 (trezentos e sessenta e oito reais e dois centavos) e o máximo de 583,74 (quinhentos e oitenta e três e setenta e quatro centavos).

“O CRESS do Pará historicamente sempre deliberou pelo patamar mínimo e essa gestão não vai fazer diferente. Apesar das grandes mudanças que pretendemos realizar e que envolvem custos, nós continuamos a apostar no valor mínimo da anuidade.”, explicou a conselheira Presidente Maria Rocha.

Aberta a plenária foi aprovada, por unanimidade, a anuidade para 2019 no valor mínimo de R$ 368,02 (trezentos e sessenta e oito reais e dois centavos).

Dessa forma, o profissional pode optar pelo pagamento da anuidade através de cota única nos meses de janeiro fevereiro e março, com os seguintes descontos:

1. Janeiro – 15%

2. Fevereiro 10%

3. Março – 5%

4. Abril – valor integral, sem desconto

Outra opção de pagamento poderá ser feita através do parcelamento da anuidade, em até 06 parcelas, com valores iguais e sem desconto, sendo as datas de vencimento:

1ª parcela – de 5 a 15 de fevereiro

2ª parcela – de 5 a 15 de março

3ª parcela – de 5 a 15 de abril

4ª parcela – de 5 a 15 de maio

5ª parcela – de 5 a 15 de junho

6ª parcela de 5 a 15 de julho

Foi informado, também, o patamar único da inscrição de pessoa jurídica no Conselho no valor de R$ 583,74 (quinhentos e oitenta e três reais e setenta e quatro centavos) e a taxa de inscrição de Pessoa Física (abrangendo a expedição do Documento de Identidade Profissional) ficou fixado no valor de R$ 91,73 (noventa e um reais e setenta e três centavos), conforme a resolução.

A presidente Maria Rocha comunicou, ainda, que no mês de novembro o novo site do CRESS será inaugurado e, com isso, haverá uma nova política de emissão de boletos: “Em relação aos boletos, para anuidade 2019, nós não emitiremos boletos pelo correio devido o custo que envolve. A emissão dos boletos aos profissionais gera um custo de 180 mil reais para o CRESS, somando ao valor da postagem aos Correios. Então vamos atualizar o cadastro da categoria e vamos informar que no novo site terá um aplicativo onde qualquer profissional poderá parcelar sua anuidade e emitir os boletos online”.

Além disso, durante a assembleia, foi votado e aprovado o planejamento orçamentário do ano de 2019, onde constam ações de fiscalizações, formações e compra de uma nova sede para o CRESS-Pa. A assessora contábil, Simone Espindula, apresentou as receitas e despesas do conselho até junho de 2018, bem como, as metas orçamentárias para o próximo ano.