Assistentes sociais e estudantes debatem seguridade social em seminário organizado pelo CRESS/PA

Com o apoio das comissões de previdência social, assistência social e saúde, o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região (CRESS/PA) realizou nos dias 23 e 24 de outubro, o I Seminário Estadual de Seguridade Social, no auditório David Mufarrej, na Unama.

O evento propôs debater a Seguridade Social e tentar compreender a atual conjuntura brasileira, visto o aprofundamento do desmonte dos direitos sociais duramente conquistados pela classe trabalhadora. Além dos debates, a organização sinalizou a necessidade de que todos/as possam se manter “atentos/as e fortes” em defesa do direito ao trabalho e da seguridade social, estatal, pública e universal.

A primeira mesa discutiu conjuntura e seguridade Social, com o tema “A seguridade social em tempos de crise do capital: contra-reformas e desmonte de direitos”, com as assistentes sociais Prof.ª Dra. Rivania Moura (UFRN), Prof.ª . Dra. Vera Batista (UFPA) e Prof.ª Dra. Daniela Castilho (UFPA/CFESS). Já a segunda mesa trouxe como tema “Os impactos da reforma previdenciária na vida do/a trabalhador/a brasileiro/a”, ainda com a Prof.ª Dra. Rivania Moura.

Finalizando o primeiro dia um grupo de assistentes sociais participou de um ato público contra a PEC 241, que finalizou no Mercado de São Bras. Neste momento, a presidente do CRESS/PA Janilma Barros, reafirmou o posicionamento do conjunto contra a chamada “PEC da morte”, que prevê o congelamento dos gastos da administração federal por 20 anos.

O segundo dia de Seminário iniciou com a mesa sobre “Os desafios da inserção do/a assistente social na área da saúde”, com a assistente social e conselheira do CFESS, Nazarela Rêgo. O público participou do espaço contando suas experiências e inquietações.

Finalizando a programação a mesa “A política de assistência social no contexto do desmonte e de ofensiva conservadora”, com o prof. Dr. Reinaldo Pontes, apontou caminhos de resistência e luta a todos/as os/as presentes.

Fonte: Ascom CRESS/PA