CARTA AS/AOS ASSISTENTES SOCIAIS DO PARÁ

Colegas de profissão,

Saudamos as/os Assistentes Sociais do Pará e informamos que nós, da Gestão Provisória do CRESS 1ª Região, assumimos o conselho desde o dia 16 de maio de 2017. Durante o período em que estaremos na direção do CRESS/PA nos propomos a atuar com base no fortalecimento da profissão, assim como, na defesa dos princípios do Código de Ética Profissional.

Hoje a profissão conta com o apoio político de sete CAIs (Comissões de Articulação Intermunicipal) distribuídas nos seguintes municípios: Marabá, Capanema, Parauapebas, Castanhal, Itaituba e Redenção. E também com uma seccional em Santarém.

Nesse curto espaço de tempo teremos o desafio de administrar o CRESS/PA de acordo com as atribuições colocadas a ele como Autarquia, e ao mesmo tempo, fortalecer a profissão politicamente. Para isso, atuaremos no fortalecimento da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), Comissão de Formação Profissional - já que são muitos os desafios colocados aos Conselhos com a emissão de carteiras profissionais diante de várias exigências legais -, Comissão de Ética e Direitos Humanos e Comissão de Licitação - essa última de caráter interno do CRESS, mas que exige muito cuidado e responsabilidade na sua gestão.

Nesse processo, sabendo das nossas atribuições pedagógicas no fortalecimento do nosso projeto ético-político e da necessidade das/os estudantes e profissionais de atualização constante de saberes, principalmente no campo profissional, iremos priorizar eventos voltados para a capacitação com os seguintes temas: Condições e Relações de Trabalho e as normativas protetivas do Assistente Social, Princípios Éticos do Assistente Social diante de um contexto de redução de direitos e desmonte de Políticas Sociais, onde focaremos nas principais demandas que envolvem denúncias contra assistentes sociais. Realizaremos debates sobre a formação profissional, onde teremos como foco de ação os tramites legais que orientam os estágios supervisionados na profissão. A proposta é que essas capacitações possam ocorrer em todos os espaços onde possuem CAIs, Seccional Santarém e em Belém.

Concomitante a esse processo, realizaremos as eleições das CAIs e do CRESS. Faremos todo um trabalho de divulgação nos 144 municípios acerca do calendário das eleições, já publicado em nosso site oficial e mais uma vez reforçamos que é necessário que a categoria participe do processo eleitoral, de modo a garantirem o seu direito de voto, tão importante para o futuro da profissão.

O Conselho Regional é de todas/os as/os assistentes sociais e devemos defende-lo com base no respeito as/aos profissionais do Pará.

Diretoria provisória do CRESS/PA