CRESS/PA participa de encontro para estabelecer estratégias de combate contra o desmonte do Suas

Autor:

Aconteceu no último sábado, 30/09, em Belém, o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Suas – Sistema Único de Assistência Social – do Pará. O evento foi realizado pelas entidades coordenadoras do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas – FETSUAS – que é composto por Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região, Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região, Conselho Regional de Serviço Social da 1ª Região, Sindicato dos Servidores de Fundações do Estado do Pará e Ordem dos Advogados do Brasil.

O debate contou com a participação de representantes dos municípios de Igarapé-Miri, Ulianópolis, Abaetetuba, Castanhal, Gurupá e Belém, e foi mediado pela professora Daniela Castilho, da Universidade Federal do Pará, Letícia Palheta, assessora técnica do CRP/10ª Região e Rafaela Aquine. Na ocasião foi feita uma análise de conjuntura sobre o desmonte das políticas públicas, bem como, trataram da mobilização dos trabalhadores/ras nacionais, do processo de resistência, como fazer as reuniões do coletivo e mobilizar os fóruns municipais.

 

Durante a reunião foram definidos alguns encaminhamentos como: fazer moção de repúdio e pressionar o legislativo do estado do Pará para realizar audiência pública sobre os cortes orçamentários da política de assistência social. Além disso, os trabalhadores e usuários do Suas devem buscar, junto aos vereadores, que seja realizada audiências publicas nas Câmaras Municipais.

 

Por fim, ficou acordado que a próxima reunião do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Suas – Sistema Único de Assistência Social – do Pará irá acontecer no dia 05 de outubro, as cinco horas da tarde, no Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, 511, Umarizal, Belém.

face.jpg
insta.jpg