CRESS/PA participa de encontro para estabelecer estratégias de combate contra o desmonte do Suas

Aconteceu no último sábado, 30/09, em Belém, o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Suas – Sistema Único de Assistência Social – do Pará. O evento foi realizado pelas entidades coordenadoras do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas – FETSUAS – que é composto por Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região, Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região, Conselho Regional de Serviço Social da 1ª Região, Sindicato dos Servidores de Fundações do Estado do Pará e Ordem dos Advogados do Brasil.

O debate contou com a participação de representantes dos municípios de Igarapé-Miri, Ulianópolis, Abaetetuba, Castanhal, Gurupá e Belém, e foi mediado pela professora Daniela Castilho, da Universidade Federal do Pará, Letícia Palheta, assessora técnica do CRP/10ª Região e Rafaela Aquine. Na ocasião foi feita uma análise de conjuntura sobre o desmonte das políticas públicas, bem como, trataram da mobilização dos trabalhadores/ras nacionais, do processo de resistência, como fazer as reuniões do coletivo e mobilizar os fóruns municipais.

Durante a reunião foram definidos alguns encaminhamentos como: fazer moção de repúdio e pressionar o legislativo do estado do Pará para realizar audiência pública sobre os cortes orçamentários da política de assistência social. Além disso, os trabalhadores e usuários do Suas devem buscar, junto aos vereadores, que seja realizada audiências publicas nas Câmaras Municipais.

Por fim, ficou acordado que a próxima reunião do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Suas – Sistema Único de Assistência Social – do Pará irá acontecer no dia 05 de outubro, as cinco horas da tarde, no Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, 511, Umarizal, Belém.