CRESS/PA realiza o II Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social

Nos dias 28 e 29 de agosto, foi realizado, no Auditório da ESAMAZ em Belém, o II Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Pará. O evento abordou temas fundamentais para a articulação e reflexão política do estágio em serviço social e funcionou como um momento de aprofundamento de temas importantes para formação profissional  em Serviço Social.

O seminário começou com a fala de abertura da conselheira presidente da gestão provisória do CRESS/PA, Cilene Braga, que apresentou o balanço da gestão que completou 90 dias agora no mês de agosto.

Entre os principais pontos apresentados no relatório estão: as eleições extraordinárias que irão ocorrer nos dias 04, 05 e 06 de outubro; ações relacionadas a Formação Profissional e Registro de Inscrição da categoria; fiscalização da profissão; a Seccional de Santarém; e adequação as normas do TCU quanto a prestações de contas. (Confira o texto na íntegra)

Em seguida, aconteceu a palestra sobre “Supervisão do estágio como um espaço de indissociabilidade da formação e do trabalho profissional”, com a participação dos professores Dr. Reinaldo Pontes (Universidade Federal do Pará) e Dra. Rosa Lúcia Prédes Trindade (Universidade Federal de Alagoas). Parte deste seminário está disponível em vídeo (Clique aqui).

Ainda no primeiro dia de fórum, aconteceu uma mesa redonda sobre a “Precarização do Ensino Superior e a Política Nacional de Estágio em Serviço Social: Reflexões para a garantia de uma formação profissional de qualidade e as normativas de regulação de estágio”, com a participação da Dra. Daniela Castilho (representante do CFESS), Dra. Maria Helena Elpídio (ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e Msc. Olga Myrla Tabarãna, (CRESS/PA).  Objetivo do encontro foi debater sobre o que essas instituições podem fazer para diminuir a precarização do ensino em Serviço Social que, consequentemente, afeta a formação e o futuro profissional de muitos assistentes sociais.

No último dia de evento (28/08) foi realizada a palestra sobre o “Exercício Profissional do/a Assistente Social: desafios para o fortalecimento do Projeto Ético-Político no Estado do Pará”, proferida pela Professora Ms. Joaquina Barata e Dra. Adriana Mathis (Universidade Federal do Pará).(Clique aqui para acessar o vídeo da apresentação).

(91) 3228-0898/3246-6987

Segunda a Sexta (8H ás 14H)

Tv.Mauriti,2786-Marco-66.093-180-Belém-Pará