CRESS-PA participa de reunião no CMAS sobre Plano de Ação da Funpapa

Nesta quinta-feira, 25/01, o CRESS/PA, representado pela conselheira Thays Loelia, esteve presente na reunião ordinária realizada no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Durante o encontro foram debatidos os seguintes temas: Plano de Ação da Funpapa; Plano de Ação do Cofinanciamento Estadual: termo de aceite do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho); e o Plano de Ação do CMAS.

Com relação ao aceite do Plano de Ação da Funpapa, as metas já estavam pactuadas no Plano Plurianual Municipal. Porém, dentre essas metas, segundo a conselheira Thays Loelia, duas se destacam: “a primeira trata  das 40 vagas que o município pretende disponibilizar para o acolhimento de pessoa idosa, serviço que atualmente só é feito pelo Estado; e a segunda trata do Concurso Público realizado pela Funpapa com 11 vagas destinadas a carreira de assistente social e com classificação de 20 vezes o número de vagas”.

Outro ponto de discussão que chamou bastante atenção foi sobre o repasse de verbas do Estado para o município através do Fundo Estadual de Assistência Social. Repasse que, segundo a Funpapa, não acontece desde 2016. “O Estado não vem repassando esses valores para o município, não existe esse cofinanciamento estadual. Era para repassar, em 2016, um orçamento de 48 mil reais e em 2017, 97 mil reais, só que isso não aconteceu”, relata Thays Loelia.

Além disso, durante o debate, o Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS - FETSUAS - que  o Conselho realizasse reuniões ampliadas nos espaços da assistência social para discutir as estratégias com os usuários e com a equipe técnica.