Diretoria do CRESS/PA realiza série de eventos para promover a atuação da Seccional de Santarém

Durante três dias (27, 28 e 29 de julho) a Diretoria Provisória do CRESS/PA realizou uma série de eventos para promover a atuação da Seccional de Santarém na região Oeste do Pará. Os encontros contaram com o apoio da Comissão de Orientação e Fiscalização, Comissão de Inscrição e Comissão de Formação Profissional, e buscaram consolidar a Seccional como espaço de interação e discussão política da profissão.

O cronograma de compromissos começou na quinta-feira, 27/07, com uma reunião entre a Diretoria Provisória do CRESS/PA e o Diretor Geral da Cosanpa na região, Francisco Lopes, para tratar sobre as limitações de abastecimento de água pelo período da tarde no bairro Jardim Santarém, local onde fica a sede da Seccional do CRESS no município. Durante a reunião foram dadas as devidas explicações técnicas e o diretor informou que a Companhia irá realizar vistorias no local para verificar a existência de qualquer interrupção na rede de abastecimento.

No mesmo dia, 27/07, a Diretoria do CRESS participou de reuniões em duas secretarias municipais. O primeiro encontro foi na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, onde a comitiva do CRESS foi recebida pela Secretária de Assistência Social, Celsa Maria Silva, e pela Assessora Técnica, Gabriele Vasconcellos. Já o segundo foi na Secretária Municipal de Saúde e a conversa foi com Daiane lima, Chefe de Gabinete. Nas duas ocasiões a pauta de discussão foi à mesma: a importância dos assistentes sociais terem espaços adequados para atuação, com sala para sigilo; a relação da assistência social com o judiciário; e a questão do estagio e a importância da relação direta entre o supervisor de campo e o supervisor acadêmico. Além disso, a diretoria solicitou o nome dos assistentes sociais que atuam nas instituições e reforçou a importância deles estarem em dia com o Conselho.

Na sexta-feira, 28, uma palestra, na sede da Seccional de Santarém, com a conselheira presidente do CRESS/PA e Coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização, Cilene Braga, e a Conselheira Ediane Jorge, Coordenadora da Comissão de Inscrição, falou sobre o tema "Formação Profissional e Estágio" O seminário promovido pela Diretoria provisória do CRESS esclareceu duvidas de docentes, discentes e profissionais sobre as normativas que regulam o estágio em Serviço Social. Durante o encontro, as palestrantes explicaram como funciona o processo de inscrição no Conselho para obtenção da carteira profissional.

Ainda na sexta-feira, pela parte da tarde, uma roda de conversa entre a Diretoria Provisória do CRESS com os assistentes sociais que atuam na região, com caráter de encaminhamento, tratou sobre melhorias na estrutura do prédio da Seccional e como ofertar melhores condições de trabalho para os Conselheiros que atuam na sede da secretaria. Na ocasião, ficou decidido que o conselho vai disponibilizar internet e telefone. Já em relação à questão da Cosanpa e o problema da falta de água, os presentes deliberaram pela abertura de processo contra a Companhia, uma vez que os pagamentos são feitos regularmente e, mesmo assim, os problemas de abastecimento continuam.

Por fim, no sábado, último dia do encontro, foi realizada uma reunião com caráter de esclarecimento que contou com a participação da Diretoria Provisória do CRESS e da Comissão Eleitoral da Seccional de Santarém.