Gestão Não se render, nem recuar. O CRESS em todo lugar

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/PA 1º Região, por meio da Comissão de Análise de Processo de Seleção, vem a público manifestar indignação em relação ao Edital 01/2021 – do Processo Seletivo Simplificado do Instituto Social Mais Saúde da cidade de Santarém / Pará, uma vez que ao ofertar vagas para diferentes profissionais de nível superior, oferece remuneração inferior aos Assistentes Sociais. Aproveitamos a oportunidade para informar aos (as) Assistentes Sociais do Estado do Pará que encaminhamos Oficio à Presidência do Instituto Mais Saúde e aguardamos posicionamento.

Os (as) profissionais de Serviço Social são legalmente reconhecidos como profissionais da área da saúde, com base nas Resoluções nº 218/1997 – do Conselho Nacional de Saúde, e nº 383/1999 – do Conselho Federal de Serviço Social. Sendo estes profissionais da maior importância no que se refere ao atendimento na perspectiva da integralidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, não há precedente e/ou justificativa para a diferenciação salarial entre profissionais de nível superior, especialmente ao considerar que nós, Assistentes Sociais, estamos na linha de frente no combate à Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), atuando, sobretudo em atividades relacionadas à investigação, planejamento e gestão social, assessoria, consultoria e mobilização social de indivíduos e grupos, estímulo à participação e controle social, além do atendimento direto aos usuários do SUS e suas famílias, com vistas ao favorecimento dos direitos sociais na perspectiva da integralidade entre as Políticas Públicas.

Nesse sentido, convocamos os (as) Assistentes Sociais a estarem sempre atentos (as) às investidas do Estado e do mercado no que se refere à desvalorização profissional, organizando-se em seus locais de trabalho, por meio de Sindicatos, Associações e Movimentos Sociais, podendo sempre contar com o apoio do CRESS/PA, que vem participando dessas mobilizações e ações políticas constantemente. Reafirmamos, portanto, que não nos calaremos diante da precarização de nossas condições salariais e de trabalho, e solicitamos do Instituto Social Mais Saúde a Equiparação salarial já!

Segunda a Sexta (8H ás 18H)

Tv.Mauriti,2786-Marco-66.093-180-Belém-Pará