Eleição CRESS/PA – Entenda como funciona o Sistema Eleitoral Misto

Para as eleições do conjunto CFESS/CRESS 2017-2020, o CRESS/PA adotará o Sistema Eleitoral Misto, que consiste em possibilitar aos/as assistentes sociais da região duas opções de voto, o voto presencial e o voto por correspondência.  O/a profissional que optar pelo voto por correspondência terá até o dia 13/02 para solicitar a cédula de votação.

A fim de garantir a maior participação dos/as assistentes sociais do estado do Pará, o pleito contará com 9 (nove) zonas eleitorais: Belém, Santarém, Marabá, Altamira, Capanema, Castanhal, Parauapebas, Redenção e Itaituba. Cada zona eleitoral terá uma mesa eleitoral no município que dá nome à zona com a listagem dos/as profissionais aptos/as a votar, a exceção é a zona eleitoral de Redenção que possuirá duas mesas eleitorais, uma no município de Redenção e outra no município de Xinguara. Os profissionais domiciliados em municípios que possuam mesa eleitoral somente poderão votar presencialmente.

A votação presencial ocorrerá nos dias 16 e 17 de março, das 9h às 17h. Para votar, o/a profissional deve obedecer aos critérios previstos no Código Eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS e portar um documento oficial de identificação, como a carteira profissional.

Todos/as os/as profissionais domiciliados em municípios que não possuam uma mesa eleitoral para coleta de votos presenciais poderão solicitar ao CRESS/PA o direito ao voto por correspondência, além de poderem se dirigir ao município com mesa eleitoral para exercer o voto presencial. O CRESS/PA reforça que, os/as profissionais interessados na modalidade por correspondência têm no máximo até 13 de fevereiro de 2017 para solicitar a cédula de votação. A solicitação deverá ser feita por correio eletrônico no endereço cress1rpa@cress-pa.org.brindicando nome completo, número de registro junto ao CRESS e endereço atualizado.

Os/as assistentes sociais terão direito a dois votos: um para definir os/as conselheiros/as do CRESS/PA e outro para definir os/as conselheiros/as do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Já os/as profissionais domiciliados nos municípios que compõem a zona eleitoral de Santarém também devem escolher os/as representantes da Seccional de Santarém. Duas chapas disputam a direção do CRESS/PA e Seccional de Santarém para o triênio 2017-2020, já para o CFESS apenas uma chapa se inscreveu ao pleito.

Participar da eleição do Conjunto CFESS/CRESS demonstra um compromisso com a profissão. Apesar de não ser obrigatório, o voto de cada assistente social é fundamental para garantir o quorum das eleições e, mais uma vez, reafirmar o amadurecimento ético-político da categoria com a gestão das suas entidades profissionais.

Confira aqui o endereço de votação em cada zona eleitoral

Confira aqui a composição da Chapa 1 para o CRESS/PA

Confira aqui a composição da Chapa 2 para o CRESS/PA