face.jpg
insta.jpg

Em Parauapebas e Marabá, assistentes sociais participam de evento em alusão ao 15/05

Autor:

Com o tema “Na luta de classes não há empate: profissional em defesa da liberdade democrática e dos direitos sociais” ocorreu nas cidades de Parauapebas (25/05) e Marabá (26/05) eventos em alusão ao Dia do/a Assistente Social. A programação foi organizada pelas Comissões de Articulação Intermunicipal dos referidos municípios em parceiras com o CRESS/PA.

Em Parauapebas, a cerimônia foi dividida em dois momentos. A primeira palestra foi realizada pela Profa. Dra Adriana de Azevedo Mathis, que discorreu sobre o tema central do evento e apresentou uma análise da conjuntura econômica e social do Brasil e os principais resultados de pesquisas realizadas pela assistente social na região. Também houve debate sobre a Reforma da Previdência e Leis Trabalhistas, onde o Dr. Rômulo Oliveira apresentou aos/as participantes importantes questões relativas aos impactos que as mudanças trabalhistas irão causar na vida dos/as trabalhadores/as.

Seguindo a programação, a Profa. Dra. Cilene Braga, atual presidente do CRESS/PA, realizou palestra com o assistente social da Secretaria de Assistência Social de Parauapebas, Marcelo Augusto sobre o tema “Serviço Social e a prática profissional. Os possíveis desafios na garantia dos direitos sociais”. A conselheira presidente, Cilene Braga, abordou em sua fala os desafios colocados aos/as assistentes sociais diante de uma realidade marcada pela redução de direitos e reorganização capitalista no país. Já o assistente social, Marcelo Augusto, apresentou as principais demandas colocadas aos/as profissionais que atuam em Parauapebas e as principais violações de direitos humanos.

O evento foi realizado no Auditório da Câmara dos deputados de Parauapebas e teve a presença de aproximadamente 65 profissionais e 35 estudantes. Ao final do evento, a Coordenadora da CAI Eliane Oliveira encerrou a programação homenageando um grupo de assistentes sociais por importantes contribuições dadas ao Serviço Social do município.

Já em Marabá, a programação foi realizada com a presença dos professores/as Dra. Adriana Azevedo Mathis e Dr. Carlos Alberto Batista Maciel, ambos docentes da Universidade Federal do Pará. O Professor Dr. Carlos Maciel iniciou o evento ministrando palestra com o tema central “Na luta de classes não há empate: profissional em defesa da liberdade democrática e dos direitos sociais”, na sequencia a Professora Dra. Adriana Mathis palestrou sobre “Projeto Profissional e Luta de Classes”, em sua fala a professora destacou os desafios do/a assistente social para manter princípios éticos frente à pressão colocada pelos projetos institucionais.

O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas, entre assistentes sociais e estudantes, e foi realizado no auditório da Unopar, na Nova Marabá.

 

Fonte: Ascom CRESS