Julho e Agosto: Fiscalização a todo vapor

17, esse foi o número de municípios em que o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região (CRESS/PA) por meio de conselheiras e agentes ficais realizou fiscalizações durante os meses de julho e agosto. O objetivo da ação foi, além de fiscalizar o exercício profissional, apurar denúncias visando a melhoria do atendimento prestado aos/as usuários/as.

Durante as fiscalizações muitos profissionais elogiaram a presença do Conselho no município.  As conselheiras e agentes fiscais conversaram com os/as profissionais a fim de esclarecer dúvidas e divulgar também a função do Conselho.

A fiscalização do exercício profissional se dá através de visitas de rotina ou averiguação de denúncia aos locais de trabalho do/a assistente social, sendo que as visitas de rotina têm como objetivo o contato com a/o profissional de Serviço Social inserido em determinado espaço sócio-ocupacional, e as visitas de averiguação de denúncia são aquelas relacionadas ao combate do exercício irregular da profissão (assistente social que desrespeita legislação profissional) e ao exercício ilegal da profissão de assistente social (contravenção penal).

Até o mês dezembro estão previstas novas fiscalizações em todo o estado. As ultimas fiscalizações foram realizados nos seguintes municípios: Bragança, Capanema, Curuçá, Nova Timboteua, São João de Pirabas, Primavera, Quatipuru, Salinas, Santarém Novo, São João da Ponta, Tomé-Açu, Traquateua, Soure, Salvaterra, Cametá, Mocajuba e Baião.

Fonte: Ascom CRESS-PA