face.jpg
insta.jpg

NOTA PÚBLICA EM APOIO AS OCUPAÇÕES DO PARÁ E DE TODO O BRASIL

Autor:

O Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região (CRESS/PA), vem a público manifestar o seu apoio e solidariedade às diversas ocupações de escolas, institutos e universidades que ocorrem no Pará e em todo o Brasil. Entendemos que as ocupação são formas de resistência à atual conjuntura política expressando a preocupação e o compromisso dos/as estudantes com o seu futuro e o futuro do país.

Em tempos sombrios, a juventude toma a frente do processo de mobilização contra os ataques do governo Temer, que nos quer empurrar a PEC 55 (antes 241), que caso aprovada congelará por 20 anos o orçamento da União. A proposta orquestrada pelo presidente ilegítimo Temer, só demonstra o desrespeito e descaso deste governo com a saúde pública, todo o sistema educacional, a seguridade social, os direitos dos servidores/as e os investimentos sociais em geral.

Em um cenário no qual há uma clara tentativa de invisibilizar e inviabilizar as lutas, tornam-se um alento e esperança as ocupações das escolas, institutos e universidades, pois, além de expressarem a indignação com a dureza deste governo, obrigam que a sociedade paute as contradições das políticas em ascensão, bem como potencializa o debate sobre o papel social e político das escolas em tempos de projetos ideológicos de direita, como o “escola sem partido”.

 

Portanto, o CRESS/PA vem mais uma vez reafirmar seu apoio ao movimento de ocupação e dizer que estamos juntos na luta contra a Medida Provisória 746, que estabelece a Reforma do Ensino Médio e à PEC 55, reforma trabalhista e da previdência, e todo o pacote de maldades do governo Temer.

 

- Diretoria CRESS/PA