O CRESS 1ª Região resgata, após um longo período, a participação da Seccional de Santarém no Conselho Pleno

No último sábado (11/08) aconteceu a reunião do conselho pleno do CRESS 1ª Região com a participação da Seccional de Santarém. Foi um encontro marcado pela qualidade nas discussões e unidade em torno dos desafios que estão diante do Conselho Regional de Serviço Social da 1ªregião. Na pauta discussões sobre: organização administrativa-financeira do CRESS, Fiscalização e Orientação, Inscrição, Seccional de Santarém, Comunicação, Fórum Nacional das/os Trabalhadoras/es do SUAS, Comissões temáticas, Controle Social.

Conforme o compromisso estabelecido com as/os Assistentes Sociais da região do baixo Amazonas a gestão do CRESS/PA 1ª Região reabre a seccional de Santarém, contrata uma funcionária de apoio administrativo e traz a seccional para as reuniões do conselho pleno a cada 3 meses, com isso a seccional estará mais presente no conselho, assim como as/os assistentes sociais daquela região.

Para Aldo Paiva, representante da Seccional de Santarém, a participação no pleno do CRESS “contribui significativamente para o fortalecimento do processo democrático do conjunto CFESS/CRESS, pois possibilita a apresentação e defesa das demandas da categoria da Região do Baixo Amazonas e uma maior compreensão da dinâmica decisória das ações do conjunto”, e continua sustentando que “é imprescindível planejarmos ações articuladas entre Seccional, CRESS e CFESS, compreendidas como alinhamento democrático do conjunto, possibilitando esclarecer, capacitar e empoderar os profissionais dos 14 municípios jurisdicionados na Região do Baixo Amazonas”.

A participação da Seccional na reunião é continuidade da reunião de trabalho realizada no primeiro final de semana de julho (7 e 8) entre CRESS e Seccional, onde estiveram presentes as Comissões Administrativa-Financeira e de Inscrição de ambas as entidades, trabalhando as orientações para o fluxo administrativo da Seccional. Para Regina Pena, conselheira do CRESS que esteve presente em Santarém, “a formação para a Seccional Santarém é estratégica dentre as prioridades da gestão, visto que a Seccional necessita ser estruturada para fazer valer seu papel efetivo na centralização da gestão técnica e administrativa do conselho.”

A reunião do conselho pleno do CRESS acontece mensalmente, abordando as demandas do CRESS/Seccional, encaminhando o plano de lutas e as deliberações do conjunto CFESS/CRESS debatidos nos encontros regionais e nacional.