face.jpg
insta.jpg

Prof. Joaquina Barata recebe a medalha Paulo Frota de Direitos Humanos

Autor:

Na tarde desta quinta-feira, 15 de dezembro, a assistente social e ex-presidente do CRESS/PA Prof. MsC. Joaquina Barata foi uma das personalidades a receber a medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). A honraria é concedida desde 2003 a pessoas físicas e jurídicas que se destacam na promoção ou defesa dos Direitos Humanos no Pará.

É impossível falar de Joaquina Barata sem associar a sua imagem a militância por uma sociedade mais justa e em defesa dos direitos sociais. Para Joaquina, receber a homenagem foi uma grata surpresa. “Em um contexto de perda de direitos é muito interessante uma cerimônia que confere homenagens a pessoas e entidades que lutam pelos direitos humanos. Então, isso nos mostra que a luta sempre vale a pena e que o medo não deve nos dominar jamais”, comentou Joaquina Barata.

Segundo a conselheira do CRESS/PA, Alessandra Souza, que esteve presente durante toda a cerimônia “essa medalha que hoje a professora Joaquina está ganhando é uma homenagem e representa todos os/as assistentes sociais que lutam pela garantia dos direitos humanos”, disse a conselheira.

 

A cerimônia acontece todos os anos durante o mês de dezembro em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente em 10 de dezembro. A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos/as os/as cidadãos defensores/as dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos/as.

 

Fonte: Ascom CRESS/PA