Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais
Autor:
Nos dias 6, 7 e 8 de julho, ocorreu o “Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais”. O evento, promovido pelo CRESS-PA em parceria com o CFESS, aconteceu no auditório Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Durante o primeiro dia do seminário, passaram pelo auditório 400 pessoas. A programação contou a palestra de Wilson Honório (professor Universitário/Dirigente do Quilombo Raça e Classe/SP) e Cacique Mapu Huni Kui (Liderança indígena no estado do Acre), que durante a mesa “Fronteiras e migrações internacionais: velhas e novas contradições capital/trabalho” trataram respectivamente do fluxo migratório no Brasil e dos desafios enfrentados por população fronteiriça indígena.
O segundo dia do evento teve dois momentos. A primeira mesa de debate trouxe o tema “Direitos Humanos e o Direito Internacional: conquistas históricas e desafios para o Serviço Social”, já no período da tarde o público compartilhou suas experiências profissionais com a mesa “Experiências profissionais: Proteção Social: imigrantes, fronteiriços e refugiado”, momento muito rico pela troca de experiências e deliberações.
Ainda durante o segundo dia do evento, a banda Na Cuíra Pra Dançar embalou os/as participantes com muito carimbó, xote, e MPB.
O evento finalizou com a mesa “Exercício Profissional, fronteiras e fluxos migratórios: diálogos internacionais”, com os expositores: Simão Samba (Assistente Social, representante da Associação de Assistentes Sociais de Angola), Stella Mary Garcia Aguero (Assistente Social, professora no curso de Serviço Social na Universidade Nacional de Assunção/Paraguai) e Esther Luíza de Souza Lemos (Assistente Social, conselheira do CFESS, professora da UNIOESTE/Toledo).
Durante todo o Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais houve transmissão online e tradução em libras.
Fonte: Ascom CRESS-PA