XI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELÉM

Gestão: Lutar quando a regra é ceder: O CRESS mais perto de você!

XI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELÉM

“ASSISTÊNCIA SOCIAL: direito do povo com financiamento público e participação social”

As Conferências de Assistência Social foram uma importante conquista para a democracia brasileira, pois são espaços onde todos os sujeitos envolvidos nas diferentes etapas da Política de Assistência Social podem debater democraticamente o seu destino. Os usuários pela primeira vez foram incluídos como sujeitos ativos nesse processo.

Desde 2017, sob efeito da EC 95/2016 a Assistência Social vem sofrendo um duro ataque, tendo seu orçamento drasticamente reduzido, afetando as estruturas das unidades de assistência social e a organização dos serviços e ações continuados. Uma situação que torna-se explosiva diante do aumento da vulnerabilidade do desemprego e do aumento da desigualdade no país. Sofrem as/o usuárias/o que não encontram a saída que precisam e sofrem as/os trabalhadoras/es que se veem pressionados com a precarização dos espaços de trabalho.

Diante deste quadro, estava previsto a realização extraordinária da XII Conferência Nacional de Assistência Social que, no entanto, teve revogado sua convocação pelo Ministério da Cidadania, num claro boicote ao debate público sobre as dificuldades que vem passando a assistência sócia no Brasil.

Desta forma, entendendo a importância deste espaço democrático, organizações e movimentos da sociedade civil resolveram realizar a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (CNDAS) para que fosse garantido o espaço de debate e avaliação dos novos desafios para a política de assistência social no Brasil. Assim, o  Conselho Municipal de Assistência Social de Belém (CMAS) em conjunto com a Prefeitura municipal, dentro de suas prerrogativas estabelecidas na lei, seguindo orientações do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) convocam a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Belém que se realizará em 27 de Agosto das 8h às 17:30, na faculdade UNIFAMAZ localizada na Av. Visconde de Souza Franco nº 72, tendo como tema “Assistência Social: Direito do povo com financiamento público e participação social.”

A conferência terá inscrições por e-mail através do endereço conselho.belem@gmail.com devendo os inscritos indicar o seguimento a que pertence: Usuários (as) do SUAS, Trabalhadores (ras) do SUAS, entidade da Rede Socioassistencial e representação Governamental.