face.jpg
insta.jpg

curso ética em movimento

Gestão: Lutar quando a regra é ceder: O CRESS mais perto de você!
Autor:

De 26 a 29 de Junho de 2019, na Faculdade FINAMA, aconteceu o Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores/as do Ética em Movimento  que faz parte da política formativa do conjunto CFESS-CRESS. O processo de construção metodológico do curso permitiu um percurso filosófico, teórico-conceitual, análise da conjuntura política, social, econômica e cultural nas baias do capitalismo contemporâneo que resgata os desafios do Serviço Social em sua história, reafirmando o projeto ético- político da profissão na sociedade Brasileira.

A base que fundamenta o curso percorre o debate da ética na história, nos processos de trabalho profissional, na relação com os direitos humanos e com os instrumentos processuais utilizados nos atos e ritos de materialidade do código de ética e demais instrumentos normativos da profissão.

O curso se desdobra como efeito do contrato e legitimação das escolhas e decisões da categoria a partir das deliberações dos Encontros Nacionais do conjunto CFESS-CRESS.

O CRESS 1ª Região, através da Agente Multiplicadora Rosiane Souza desenvolveu o curso com um público específico, essa primeira versão do curso ética em movimento em 2019 foi realizada com conselheiros/as, agentes fiscais e assistentes sociais que compõe as comissões temáticas e permanentes do CRESS- Pará.  

O desafio de multiplicar o curso no cenário da Amazônia Paraense em um contexto de adversidades no processo de formação acadêmica; de inserção da categoria no campo das políticas públicas e sociais; no aumento considerável do número de profissionais inscritos/as; no trabalho e rotina incessante de orientação e fiscalização e das crescentes denúncias éticas no âmbito do CRESS -1ª Região, demandas legítimas das comissões temáticas e regimentais do CRESS.

A Assistente Social Janete Araújo participante do curso nos diz: “Esse curso ética em movimento foi muito oportuno pela conjuntura que estamos vivendo no país e que nos causa uma sensação de impotência, ele nos deu um fôlego, me senti renovada, estávamos precisando; parabéns a essa gestão do CRESS pela contribuição ao exercício profissional, pela capacitação para o enfrentamento das duras batalhas que enfrentamos no cotidiano profissional”. 

O curso contou ainda com a participação do assessor jurídico do CRESS 1ª Região Gabriel Rodrigues no módulo que trata dos instrumentos processuais. 

Para conselheira Geice Cordeiro participante do curso: “a metodologia, a didática nos levou a questionamentos internalizados sobre a democracia, a liberdade, a emancipação humana; o curso me fez repensar o cotidiano profissional; o aprendizado foi intenso, o que mais marcou do curso foi o lugar da ética como elemento fundamental ao exercício profissional, mais ainda, sobre as questões do sigilo, irracionalismo, os aspectos conservadores e neoconservadores ainda tão arraigados no seio da sociedade e na própria profissão. Esse curso me deu a certeza de estou no lugar certo profissionalmente”.

A Gestão “Lutar Quando a regra é ceder: O CRESS mais perto de você” informa que ainda terão outros desdobramentos do curso esse ano, contemplando alguns NUCRESS e instituições atendendo as demandas da categoria em um debate fundamental para o fortalecimento da profissão no Estado do Pará. 

A conselheira Rosiane Souza agente multiplicadora do curso relata que o mesmo possibilita troca de saberes, renova os laços, nos implica como sujeitos históricos, ético-moral, potencializa a adesão ao projeto ético-político da profissão, constrói a processualidade histórica de um código de ética, fruto de uma virada que marca a ousadia da profissão no contexto da luta de classes, da defesa intransigente dos direitos humanos e de políticas sociais destinadas à classe trabalhadora. O curso é de uma grandeza que indica que os/as assistentes sociais estão vivos/as, atentos/as e aguerridos/as em um tempo histórico de retrocessos e desmontes.